Sai uma caldeirada de datas...

O Sr. Francisco Salvador através de um comentário aqui no blog elucidou-nos que o aniversário do concelho é tradicionalmente comemorado no dia 12 de Novembro e não 20 de Outubro.
A verdade é que as fontes históricas apontam para 20 de Outubro de 1609 como a data de elevação de Peniche a vila e sede de concelho, e ainda melhor que fontes históricas, até a Wikipédia o faz! E em todos os sites que falam de tal acontecimento o dia mencionado é 20 de Outubro.
Mas se a autarquia tem planeadas comemorações no dia 12 de Novembro, então venham elas! O certo é que ainda não vimos nada a anunciá-las...Talvez seja surpresa...

Peniche em 1879

1 comentário:

  1. Para o dia 12 de Novembro o Município preparou a inauguração de uma exposição sobre cartografia militar integrada nas comemorações dos 400 anos da elevação de Peniche a Vila e sede de Concelho. Decorrerá na Fortaleza de Peniche e será inaugurada pelas 17h00.
    Não será um programa tão rico como Peniche merecia pelos seus quatro séculos, mas a exposição deve ser bem interessante.
    Já agora uma informação suplementar: quando Peniche foi elevada a condição de Vila e sede de Concelho o seu território era exclusivamente o correspondente à do arquipelago das Berlengas e da actual zona urbana da Cidade. Ao tempo Peniche era uma ilha quase peninsula.
    Só no século XIX, com a revisão da divisão administrativa, é que o território correspondente às actuais freguesias de Atouguia da Baleia, Ferrel e Serra de El-Rei, foi integrado no Concelho de Peniche extinguindo-se o concelho de Atouguia da Baleia.
    Bom dia e boas caldeiradas.
    Francisco Salvador

    ResponderEliminar