Debate Semanal: ETAR

Até há poucos anos Peniche não tinha uma solução para as águas residuais, águas estas que eram despejadas no nosso precioso mar que tanta riqueza nos dá.
Após tantos anos de atraso, surgiu finalmente a notícia que iria ser construída na marginal sul uma ETAR para tratamento das águas das gentes de Peniche. A obra foi feita e surgiu logo o desagrado geral por parte da população e mais tarde por parte dos ecologistas.
A poluição junto às rochas.
O mau cheiro que quando está vento oeste invade Peniche.
As águas não tratadas.


O que deveria ter sido feito? O que se deve alterar?

7 comentários:

  1. A ETAR é uma caldeirada com todos os ingredientes, fica num ponta de Peniche, na outra ponta temos o GUANO com o seu PERFUME inconfundível, para não variar na parte central temos a IDAL com o seu AROMA A ROSMANINHO.

    ResponderEliminar
  2. Se calhar (1), o que deve(ria) ser feito estará nos Cadernos/Encargos da ETAR: o da concepção/projecto e o da construção;

    Se calhar (2), quem não trata os esgotos antes de os despejar na rede é que será o maior poluidor;

    Se calhar (3), há ameaças, de grande implicação social, que têm justificado o aligeiramento do controle dos incumpridores;

    Se calhar (4), alguém se tem esquecido de fazer cumprir a regra do " + poluidor + pagador".

    ResponderEliminar
  3. Se fizessem cumprir o (1), (2), (3)e (4)havia quem já tivesse encerrado as portas, e aí vinham as ameaças de grande implicação social,o que tem justificado o aligeiramento do controle dos incumpridores.
    Será aligeiramento?
    Será outra coisa?

    Haja coragem!

    ResponderEliminar
  4. Mas que raio de maneira de vocês denominarem as coisas . Porque é que não dizem abertamente que são uma cambada de incompetentes .
    Um dia vir-se-á a saber tudo sobre esta obra de arte , disso não tenham dúvidas. Aí eu vou lá estar nem que seja só para ver a cara destes INCOMPETENTES.

    ResponderEliminar
  5. Coincidindo com o abalo de terra, surgiu na conduta de esgotos junto da ETAR uma grave rotura que colocou os esgotos a correrem a céu aberto numa extenção de quase sessenta metros.
    Verificando o que se havia passado, os técnicos dos SMAS constataram que a tubagem (de ferro fundido!) apresentava-se completamente corroida pela acidez dos esgotos que ali correm diariamente.
    Como a matéria escorre por gravidade, e não ocupa a totalidade do calibre do tubo, a qualidade da escorrência liberta gás sulfidrico que, por condensação, se transforma em ácido sulfúrico o que provoca a corrusão.
    Imaginem só a qualidade do "produto" que por ali passa!
    Diligentemente os funcionários dos SMAS, em esforço digno de nota e referência, substituiram a conduta destruida em poucas horas, permitindo que a ETAR voltasse a funcionar.
    Porém, subsiste uma questão: Como estará o resto da conduta desde a estação elevatória (sita no Jardim Público) até ao Cabo Carvoeiro?
    Se estiver na mesma situação, ou parecida, imagine-se o custo, e trabalho, que será necessário para a refazer?
    Tudo isto porque algumas unidades fabris da nossa terra continuam sem fazer o esforço de tratar os efluentes que produzem, lançando na rede esgotos com altissimos teores de matérias impróprias para serem tratadas como se esgotos domésticos fossem.
    Como alguém costumna dizer, "Salvem a ETAR e sereis salvos".
    Um abraço
    Francisco Salvador

    ResponderEliminar
  6. Sr. Francisco,

    Quem deve fiscalizar essas unidades fabris?

    ResponderEliminar
  7. ...Tudo isto porque algumas unidades fabris da nossa terra continuam sem fazerem esforco de tratar os efluentes que produzem, lancando na rede de esgotos com altissimos teores de materias improprias para serem tratadas como esgotos domesticos fossem.
    Nao e por prazer que contrario mais uma vez o meu Amigo Francisco Salvador mas a culpa que ainda esta' solteira , ja' tem muitos namorados , nao e so' as fabricas mas tambem os servicos tecnicos que deveriam saber a qualidade dos produtos corrosivos que estas lancavam na sua descarga para a ETAR , foram os causadores de toda esta tragedia Penicheira mas vamos agora falar agora somente nas tubagem que num espaco de menos de dez anos ? de servico se encontram corroidas que possivelmente tenham que ser mudadas .
    Se por exemplo toda a tubagem fosse montada com tubos de aco inoxidavel teriamos uma vida temporaria de muitissimas dezenas de anos ou alguma centenas de anos se ate la nao fosse preciso fazer alteracoes de volumetria nas tubagens .
    Ja sei que me vao dizer que se teria gasto desde inicio seis a dez vezes mais do valor que foi inicialmente previsto no orcamento na compra deste material que resolvia o problema da corrosao acelarada e assim no futuro iria compensar todo o trabalho e contrariedades na remocao de tubagem e novas condutas ate' a' ETAR .
    Como nao estou muito familarizado com possiveis tubagens que poderia ter uma vida mais longa do que o actual ferro fundido nao deixo de continuar a dizer que o aco inoxidavel sera sempre ate agora o melhor para este uso de esgotos , trabalhos .
    E pergunto :
    Porque ^ o uso nestas instalacoes do ferro fundido ? Os tecnicos nao sabiam que e' corrosivel e de pouca duracao ?
    Foi escrito em Jornal que a idal tinha recebido comparticipacao do Governo para ajudar a fazer melhorar as saidas dos seus esgotos ? Resultados nao houveram ,sera que foram mesmo gastos para o fim que foram designados ?
    Manuel Joaquim Leonardo
    Peniche Vancouver Canada
    Salvem o Hospital Salvem Peniche Reparem a ETAR e Sereis salvos

    ResponderEliminar