O Professor


Muitos hoje lamentam a morte de José Hermano Saraiva. Mesmo aqueles que não o aguentam dois minutos sem mudar de canal.

Bem, eu vi horas e horas de José Hermano Saraiva. Que muito me entreteram e ensinaram.
No entanto, a história que mais gostaria de ouvi-lo contar não me lembro de alguma vez a ter contado - a dele.

Sendo eu membro da Academia de Coimbra, não posso esquecer que se hoje não estivesse em 2012 mas sim em 1969, ano em que o Professor estava à frente do Ministério da Educação Nacional, à mínima demonstração de pensamento independente José Hermano Saraiva teria todo o gosto em me enviar para o Ultramar.
Portanto, não vou esquecer, nem hoje dia de seu falecimento nem nunca, as vidas destruídas de muita da massa crítica portuguesa à conta do Professor.

Tenho de ser com José Hermano Saraiva, tal como com qualquer outra personalidade marcante da nossa história, imparcial e crítico.

Aprendi isso com ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário