três anos


Hoje o Caldeirada Penicheira faz três anos.

Merece uma contextualização histórica.
Não fui eu que quis começar o blog, foi antes ideia de um amigo, ao qual entretanto se juntou outro.
Eu não queria que o blog fosse anónimo, mas o tipo que teve a ideia de fazer isto viu-se metido na lista de uma junta e não queria mandar bocas aqui e ser identificado.
Ficámos todos como anónimos, o que deu asneira porque cedo começámo-nos a meter no que os outros escreviam e isso provocou o final prematuro do blog, ficando a partir de certa altura só eu a escrever porque os outros perderam a paciência para me aturar.

No entanto, apesar de o que aqui era escrito há três anos atrás ser de qualidade algo duvidosa, estávamos na época de ouro da blogosfera penicheira e os comentários aos posts não faltavam.
E valorizavam bastante o que se fazia por aqui.
Houve até uma altura em que pedíamos às pessoas para discutir temas que interessassem à comunidade local.
Essa iniciativa provocou até o elogio de Zé Pedrosa no seu Cerro do Cão.

Quando, depois de uma pausa de um ano, voltei ao blog, o espírito já não era o mesmo.
Há três meses, depois de outra pausa de um ano, deparei-me com uma comunidade ainda menos participativa.

O número de leitores não diminuiu, parece-me é haver menos atenção dedicada a cada site em virtude de haver tantos.

O maior responsável da diminuição da importância dos blogs é o Facebook.
Apresenta-nos o essencial à distância de fazermos scroll na página.
E não é dado a raciocínios muito complexos.
O que não falta é deixar-se um link de uma notícia qualquer sobre Peniche e depois aparecer uma série de comentários a enviar Tozé Correia para sítios onde nenhum de nós gostaria de ir.
A participação na caixa de comentários de um blog pretende-se mais formal e bem fundamentada.
Se eu chegar ao Facebook e disser para o Tozé ir levar numa parte dele tenho dezenas de "gostos", quando num blog ofensas gratuitas por norma são banidas, para dar lugar a bem menos numerosas contribuições para o assunto que se está a discutir.

Por ser um meio menos agressivo e mais exigente para os internautas prefiro o Blogger, e mesmo tendo muita pena que a comunidade seja menos ativa do que quando o blog começou, pelo menos nos próximos tempos vai continuar a haver Caldeirada Penicheira.

Posts sobre Peniche ou não, muito elaborados ou não, com bastante interesse ou não, comentados ou não, foi o que se fez no Caldeirada Penicheira nestes três anos.
A todos os que leram, comentaram, participaram, muito obrigado.
Não estou em condições de prometer muito, devido a andar bastante ocupado e fora de Peniche por longos períodos, mas apareçam cá de vez em quando, que sempre se arranja qualquer coisinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário