as construções menos oportunas da cidade

Peniche é uma terra com muito potencial turístico, que não é explorado ao máximo. Parte da culpa têm os erros urbanísticos que foram sendo cometidos ao longo do tempo e destruíram significativamente a beleza da cidade. Esta lista pretende portanto dar a conhecer as construções que mais contribuíram para a cidade ser mais feia e causar pior impressão nos turistas.

Edifício Berlenga


Este clássico mamarracho é a primeira entrada nesta lista. Não faz nenhum sentido haver um prédio tão alto.

Edifício Verde Mar


Uma desgraça do mesmo género que a anterior.

Prédio da União dos Bancos


Já falei muita vez dele mas vale sempre a referir as linhas verticais, a cota elevada, enfim, nada a ver com a Avenida do Mar.

Prédios no centro

Há dias um colega meu que tinha visitado Peniche dizia-me como a minha terra era mesmo feia.
Esta má imagem fica na cabeça dos visitantes porque nos anos 80 e 90 o centro da cidade foi estragado por prédios que além de feios têm uma cota ridiculamente alta que não tem nada a ver com o perfil das outras construções.
Esta moda parece já ter acabado mas a cidade ainda vai por muitos anos sofrer as consequências.






Pavilhões da prisão política


Estão no meio do nosso monumento mais visitado e são feios que doem.
Eu percebo que pela sua cor política seja um tema sensível para este executivo, mas que um dia alguém faça alguma coisa quanto a isto. Quanto mais bulldozers meter, melhor.

Capitania / Segurança social


Uma estupidez completa construir em cima da muralha. É uma das entradas rodoviárias em Peniche e tem um ar de desprezo pelo património nada encantador.

Restaurante Nau dos Corvos


Passámos a ter a vista tapada num lugar que era das nossas melhores mais valias.

Clube Naval


A cota não é alta, o local também não é delicado. Se tapa a panorâmica que era a principal atração da zona mais frequentada da cidade? Sim, mas não é relevante.
Se quem gere o planeamento urbano apenas decide pela cota e área de construção então metemos uns computadores a fazer o trabalho e poupamos uns trocos. Daqui a amanhã o turismo vai todo para a Nazaré ou Santa Cruz, mas agora há mais coisas a fazer do que perder tempo com pormenores.

Sem comentários:

Enviar um comentário