pequeno guia do património esquecido e ostracizado #3.0 convento do bom jesus



Esta e as três próximas entradas deste guia vão falar sobre o Convento do Bom Jesus. O seu vestígio mais visível é o barracão em frente ao Continente, que, bastante alterado, corresponde à antiga igreja do complexo. O resto do convento foi sendo demolido desde a sua extinção em 1834.


No entanto, nem sempre foi assim. Nesta gravura de 1663, podemos observar o elevado número de dependências do convento. De facto, era o monumento mais relevante da cidade, sendo por isso lhe dada bastante atenção em todas as representações da cidade, como por exemplo nesta, feita por Pedro Teixeira em 1634.


Há quatro anos levei esta figura para a rua para perguntar às pessoas se o conseguiam identificar, no âmbito de um trabalho de grupo na Secundária sobre o convento. A maioria das pessoas, mesmo vivendo em Peniche há décadas, não o conhecia, mas também encontrei gente cuja vida esteve de algum modo relacionada com este sítio.


Espero nos próximos posts dar o meu singelo contributo para divulgar este monumento, que viu recentemente grande parte das suas ruínas serem destruídas num processo muito mal explicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário