pequeno guia do património esquecido e ostracizado #3.2 capelas

As gravuras da época representam mais ou menos dependências do convento segundo a importância que o autor lhes dá. Em algumas, aparecem os limites do convento (incluindo o adro) a duas dimensões, a igreja a três e ainda três capelas também a três dimensões mas mais pequenas. Hoje em dia, sobretudo devido à erosão, pouco resta delas.


A que ficava a Este desapareceu mesmo por completo visto que o terreno onde assentava já não se encontra entre nós.


O único registo fotográfico que conheço mostra o pouco que restava da capela na altura a aparecer numa foto tirada na Gruta dos Frades.


A segunda capela ficava mesmo em frente ao portão do convento e ainda hoje podemos ver as suas ruínas, mas é uma questão de poucos anos até seguirem pela encosta abaixo.


A terceira não pertencia ao convento e é a Capela de Nossa Senhora do Abalo, construída para marcar a chegada à costa de um retábulo flamengo do século XV, devido ao naufrágio de um navio nas Berlengas (cujos tripulantes foram resgatados pelos frades do Convento do Bom Jesus). Esta escultura encontra-se hoje em dia na Santa Casa da Misericórdia de Peniche.


A capela teve menos sorte (à erosão juntou-se a mão humana) e atualmente só restam as suas fundações.



2 comentários:

  1. Não tenho escrito com mais frequência porque estou em plena época de exames, mas prometo que no verão a densidade de publicações vai aumentar :)

    ResponderEliminar