perspetivas

Estas são fotografias tiradas pela Google numa rua de Peniche há quatro anos atrás comparadas com outras tiradas no mesmo sítio hoje. Gostava que reparassem no prédio com a varanda no centro da foto.





Alguma diferença? Bem, mesmo para mim que já estou programado para reparar nos pormenores, não havia nada a acrescentar. Mas há: são prédios diferentes: o antigo foi demolido. Nesta foto que lhe tirei podemos ver o triste estado em que se encontrava:


No ano passado foi totalmente demolido, à exceção do portão de entrada.


E no seu lugar foi feito um exatamente igual. Segundo uma vizinha, tal deveu-se a imposições da câmara, que anda a impedir grandes alterações no traçado nas habitações na zona histórica. E, já agora, o proprietário deste prédio é o Sr. Luiz de Ameida. 
Aprecio o controlo da câmara e a atitude do proprietário, mas, fazendo uma analogia com o episódio do convento, que aliás contou com os mesmos protagonistas, isto da proteção do património é uma questão de perspetiva. Na minha, mais valia um convento do século XV numa zona em desenvolvimento com terrenos em valorização do que um barracão do século XX numa rua perdida no centro histórico, mas nem sempre o património está onde convém. 

Sem comentários:

Enviar um comentário