Terry Richardson

Terry Richardson é um fotógrafo cujos retratos são facilmente identificados pelo seu modo característico de trabalhar. Apesar de fotografar conhecidas personalidades de diferentes áreas, consegue captar expressões, que mesmo podendo fugir às habituais, são naturais e mostram o lado mais irreverente do fotografado.
Dá a ideia de existir um total à vontade entre fotógrafo e modelo, o que somado à existência de apenas uma fonte de luz e a parca edição, dão a ideia de as fotos terem saído de uma brincadeira entre amigos. Por outro lado, a inexistência de cenário põe todo o foco no modelo.








No entanto quer-me parecer que este estilo vai deixar de ser exclusivo de Terry e passar a aparecer em tudo quanto existe. Dois videoclips recentes são uma fotocópia das fotos de Richardson, os quais vou deixar aqui como prova daquilo que digo mas peço para baixarem o som antes de os abrirem. Não é Némanus mas bem também não faz.



Podemos reconhecer muitas marcas decalcadas de Terry: cenários simplistas, a anarquia no comportamento, um certo impulso sexual subconsciente. Este último vídeo tem mesmo uma versão com as mesmas modelos mas sem sutiã também inspirada no trabalho de Richardson, que fotografou muitas modelos em topless, como a portuguesa Sara Sampaio. Não meto nada disso no blog que o último post foi sobre a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem e pode alguma paroquiana ter recomendado o blog a outros religiosos.

Concluindo: nos próximos tempos videoclips, catálogos, filmes e grande parte da cultura pop seguirão os padrões de Richard. Haverá batons carregados, sorrisos provocadores e seios.

Sem comentários:

Enviar um comentário