caldeirada repescada #10 rua antónio da conceição bento


Para mim a evolução da Rua António da Conceição Bento é um fenómeno bastante interessante, pois é exemplificativa da enorme expansão geográfica da área habitacional de Peniche no século XX. De tal forma que esta rua passou por duas completas metamorfoses desde a década de 40 até ao início do novo século.

Nesta foto da década de 40 vemos como toda esta área era preenchida por terrenos agrícolas:


Pouco depois começaram a ser construídas as primeiras moradias, que aparecem no vídeo:


Repare-se a semelhança deste tipo de urbanismo ao verificado atualmente noutras zonas periféricas da cidade, por exemplo na Estrada dos Remédios:


Trata-se, cada uma no seu tempo, de zonas suburbanas para onde vão estrear casas aqueles que saem da casa dos seus pais ou amontoaram o suficiente para construir uma casa à sua medida.

Rapidamente o aumento da população e do seu nível de vida forçou a cidade a expandir as suas fronteiras, o que levou à valorização monetária dos terrenos das redondezas. António de Jesus Lourenço captou em 1983 a transição entre uma fase e outra:


A última alteração nesta rua deu-se em 2003, altura em que foi demolida a casa que aparece à direita na última foto:


E não se arranja um vídeo da demolição com uma música fatela a passar?



Hoje em dia temos de chegar ao fundo da rua para podermos ver o que resta da fase periférica da António da Conceição Bento. No entanto, e apesar da evolução urbanística poder ser um pouco atrasada pela crise que estamos a atravessar, o mais provável é que um dia também estas casas dêem lugar a prédios que tirem mais proveito do valor do terreno onde se situam.


A que é que se deve o estranho caso da Rua António da Conceição Bento, que em 60 anos passou por dois estágios totalmente diferentes? Creio que esta mudança tão súbita está associada ao facto de até meados do século passado haver dois núcleos habitacionais bastante distintos: Peniche de Cima e Peniche de Baixo. E entre eles era terra de ninguém. À medida que as duas partes se foram expandindo, precisaram de encontrar um espaço que lhes pudesse servir a ambas das necessidades comerciais e habitacionais. E assim a Rua António da Conceição Bento passou a ser o centro da povoação em vez da periferia de duas.

originalmente publicado em 10 de abril de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário